Pular para o conteúdo principal

NERI / NERY / NERIS / NERES - UMA GRANDE FAMÍLIA

Muito se fala sobre a verdadeira origem dessa família, mas a questão é que pouco se sabe de fato. Um dos maiores problemas é que ela, contrariamente ao que muitos pensam, é uma família muito antiga. Para termos uma ideia, até na bíblia o nome "Neri" é mencionado como parte da árvore genealógica de Jesus, o que de certo, nos tornaria "parentes" diretos de Cristo. Tudo bem que para Deus todos somos irmãos... Mas cá pra nós, nem todo mundo tem seu nome na Bíblia como descendente da família de Jesus, não é mesmo? Não acredita? Consulte você mesmo/a em Lucas, capítulo 3 (se não me engano, no versículo 27) veremos que há o nome Neri entre um dos antecedentes de Jesus.

Não há dúvidas de que a nossa família tem origem hebraica. Aliás, você sabia que "Neri" em hebraico quer dizer "Luz de Deus"? Vale lembrar também que Jesus pertencia a uma família de hebreus.


Muitos nomes em um só

Para uma família com tantos anos de existência, como a nossa, seria difícil manter um só nome sem sofrer as alterações provocadas por diversas influências culturais, sociais e linguísticas, certamente, ocasionadas por povos, culturas e pelos diferentes países por onde passamos até chegarmos aos dias atuais.

O nome NERI foi levado do Oriente para Roma, mas com o passar do tempo difundiu-se pelo resto de toda a Europa. Consequentemente, por influências de culturas diferentes, ele sofreu uma série de variantes etimológicas: Nery, Néri, Nere, Neris, Neres, Neria, Noori, Nuriel, Nuris, Nurism, Nury, formando ramificações da família por todo o planeta.

Isso, em momento algum,  faz/fez com que alguém seja (ou sinta-se) mais "autêntico" que o outro. Ou seja, pode haver casos em que uma pessoa com o nome Neri esteja mais afastada da verdadeira árvore genealógica que um Nery, Neres ou até mesmo um Nuris. Não há um fator "autêntico", ou "certo", ou "errado" e sim uma grande família com séculos de história e tradição.

A grosso modo:

Famílias de origens italianas adotam o Neri, as portuguesas e brasileiras geralmente usam Neres ou Neris, espanholas e latino-americanas: Nery. Na Índia, nossos primos mais próximos usam o Noori ou Nury. Já nossos primos árabes, israelitas, palestinos usam as outras variantes: Neria, Nuriel, Nuris, Nurism.

Evidentemente, isso não é uma regra... apenas indícios e nada impede que exista, por exemplo, um "Neri" descendente de portugueses, assim como, um "Neres" descendente de italianos, no geral, isso não é o que acontece. Após alguns anos pesquisando, posso afirmar que a "forma geográfica" mais comum dos nomes na nossa genealogia é a que estou citando no parágrafo acima e nem precisamos fazer uma pesquisa tão profunda p/ percebermos que isso faz muito sentido.

Uma observação relevante:

NERI, de fato, é um nome muito forte na nossa árvore genealógica, diria que seria o nome raiz. Também é o nome mais comum na Itália, mas calma aí, pessoal... Antes de afirmar que o nosso nome tenha "origem italiana", como muitos acham, devemos levar em consideração todo o contexto histórico: o fato dos romanos colonizarem o oriente por muitos anos, escreveram e manipularam escrituras (tanto ocidentais como as trazidas do oriente), o nome ser bíblico, sagrado e também ao fato de que a sede da Igreja está em Roma. Daí, toda essa força do nosso nome centrado na Itália. Talvez esse seja o fato pelo qual muitas pessoas acreditem que o nome seja de origem 100% italiana. É inegável que os italianos foram muito importantes na difusão da família, mas não eram, nem são os "donos" da sua "real" origem. Há também um elo muito sólido entre Espanha e Portugal envolvendo a nossa família, pois esses países também sofreram fortes influências do oriente e isso também deve ser levado em consideração.

O mais importante, pelo menos, no meu ponto de vista, não é o modo como se escreve, de onde veio ou pra onde vai... Há muitos anos, quando comecei essa pesquisa (usando um PC com internet discada), tinha um único propósito: descobrir a verdadeira origem do nome da minha família (independente do caminho que ela traçou até aqui). Certa vez, fiquei muito triste ao ouvir um português, pejorativamente, dizer que "Neres significa nada", confesso que aquilo me motivou mais ainda a seguir na minha busca! Ao descobrir a verdade, senti-me muito feliz, aliviado e realizado... Não somos "nada", somos "Luz de Deus" e tenho muito orgulho de trazer um pouco, a vocês, da grandeza e da tradição da nossa família. Uma família de séculos e séculos de história. Uma família sensacional! Se você é um Neres, Neris, Neri, Néri, Nery... Parabéns! Sua família é um exemplo de resistência e luta.

Comentários

Agatha Roriz disse…
Olá, talvez você é minha prima. Meu bisavô pmaterno se chamava Alexandre da Costa Neri, mas esse sobrenome não chegou até a mim, apenas para o meu avô que se chamava Patrocínio Neri da Costa. Então, é possível que eu tenha alguma ascendência italiana? Porém meu bisavô e avô eram negros.
Rubens nery disse…
Meu avô José Nery sua família era de Guarulhos São Paulo ele era de origem Negrão felizmente e o único dado que tenho
Rubens nery disse…
Meu avô José Nery sua família era de Guarulhos São Paulo ele era de origem Negrão felizmente e o único dado que tenho
Olha adorei tudo! Eu sou Neri só que vem da minha mãe por parte do pai dela que herdou do pai dele. Só q meu avô perdeu contato com o pai dele muito cedo ele era do Ceará o nome dele era Manoel.nunca soubemos nada dele nem de seus outros filhos. Se alguém souber alguma informação me passe.🙏


Olha adorei tudo! Eu sou Neri só que vem da minha mãe por parte do pai dela que herdou do pai dele. Só q meu avô perdeu contato com o pai dele muito cedo ele era do Ceará o nome dele era Manoel.nunca soubemos nada dele nem de seus outros filhos. Se alguém souber alguma informação me passe.🙏


Unknown disse…
Também tenho sobrenome Neres, minha família descende de italianos
JcNeri disse…
Bom dia! Primos bom estar aqui em família.
Estes dias recebi um post com a relação dos 120 sobrenomes mais populares na Itália e a família NERI esta na posição 48º posição de sobrenomes mais mais comuns.
Tem outro curiosidade também, assistindo o filme o Poderoso Chefão de 1970 tem o personagem "Al Neri, Neri é um personagem ficticio que aparece no romance de Mario Puzo, no filme ele foi o responsável executor e assassino de Michael Corleone, mafioso da família Corleone, o personagem Al Neri é interpretado pelo ator Richard Bright, primeira aparição capítulo "O Padrinho", Ultima aparição capítulo "A vingança do padrinho".
Legal não acham? ainda bem que somos do bem.
Unknown disse…
Só cuidado com a divisão: "Neres" portuguesa e brasileira e "Nery" espanhola e Latinoamérica, porque o o Brasil é o maior país da America Latina e junto com o espanhol são os principais idiomas.
Marcio Nere disse…
Me chamo Marcio Nere. Muito boa essa explanação. Queria mesmo saber da história de meu sobrenome.
Unknown disse…
Olá , sou Jacqueline Nery , adorei saber que nosso nome há uma linda herança genealógica.
Unknown disse…
Olá grande família, prazer em saber que somos muitos.
Me chamo Noélia Neris
Amo o meu nome, mesmo antes de saber sua origem maravilhosa. Pelo que soube por meu falecido paí, sua família é de Ilhéus na Bahia. Sei que tenho um tio que chama-se Galdino, irmão de meu, que não vejo há anos.
Meu avô paterno era Alexandre e minha avó
Brasilina Neris de Santana.
Se tiver alguma informação de maís parentes, gostaria de saber.
Abraço coletivo rss
noellenews@gmail.com
Magda disse…
Sempre tive curiosidade a respeito do meu sobrenome, me chamo Magda Neres, meu avô mineiro de Montes Claros, minha mãe do Paraná, fiquei satisfeita em saber a real origem um abraço, quem mais tiver esse sobrenome é quiser tentar sabe se estamos próximos na árvore genealógica meu email é Magda.neres@gmail.com
Unknown disse…
Também tenho esse sobrenome de parte de mãe.Só que ao ser registrada,na certidão de nascimento,grafaram com y: neru.Sou Maria Helena Nery Garcez. Obrigada pela pesquisa!
Unknown disse…
Olá eu também tenho Neres moro em manga Mg
Unknown disse…
Olá, me chamo Mayara Neris eu amei seu artigo sobre nossa geneologia. Tenhodemais parentes que são Neres. Mas é bom saber um pouco das nossas origens.
Unknown disse…
Nossa, ameeeii essa história.. muito bom saber a origem do nosso nome, meu nome é Roberta Neres, e minha família mora no interior do Rio Grande do Norte.
Marion fenix disse…
Gostaria de descobrir sobre minha família por parte de mãe meu avô se chamava Antônio nere da silva e era do Ceará a
Marco Nery disse…
Meu Sobre nome é Nery, fiquei maravilhado com a pesquisa, saber que somos da linhagem de Cristo ( Judá ) nos faz sermos filhos da Luz...parabéns..
Bom dia, caro amigo e "parente" também faço parte da família, pois meu nome de registro é Lindomar Luiz Nery, meu tronco familiar é da Cidade de Caicó - RN, muito agradecido pelas informações.
Unknown disse…
Boa tarde,me chamo Wagner Nery,parabéns por sua pesquisa !
Unknown disse…
Olá,

busco informações sobre Cassimiro Nery Pereira, casado com Rita Francisca da Silva. Ele nasceu em Onça, e em 1900 já estava morando em Cercado, atual Nova Serrana. Em 1915 ele fez um testamento.

Acredito que seus pais eram Felipe Nery Pereira e Emerenciana Ferreira Soares.

Quem tiver alguma informação sobre ele, por favor, me envie um email, para filipenerifotografia@outlook.com

Obrigado.

Filipe Neri.
DESTAKELETRO disse…
Olá, meu nome não tem Nery, mas sou filha de Euclides Nery da Costa e meu avô chamava-se Camilo Felipe Neri da Paraíba. Fiquei curiosa em conhecer minha árvore genealógica da família Neri ou Nery.
DESTAKELETRO disse…
Olá, meu nome não tem Nery, mas sou filha de Euclides Nery da Costa e meu avô chamava-se Camilo Felipe Neri, da Paraíba. Fiquei curiosa em conhecer minha árvore genealógica da família Neri ou Nery.
Unknown disse…
Meu nome é Sebastião Neris,meu pai Urbino Neris,sua origem da Bahia, sempre quis saber mais sobre minha raiz, até ler sua pesquisa.
Fiquei feliz ao saber que sou e pertenço a tribo de Judá a família de Cristo, posso pesquisar mais alguma coisa,mas estou muito satisfeito com o que li em sua pesquisa, muito obrigado Deus abençoe sempre.
Unknown disse…
Olá,sou Noélia Neris, filha de Antônio Neris, de Ilhéus Bahia, não conheço quase ninguém da família Neris, tenho um tio que se chama Galdino Neris. Fico feliz em participar desse grupo, me sinto de uma certa forma, próxima de meus parentes... gratidão!
Gerson Neri disse…
Muito legalll...parabens..esclarecedor..meu nome gerson neri da silva...de ctba Pr
Unknown disse…
Olá queridos primos! Sou Joquebede Nery Chaves Monteiro filha de Donaria Nery e neta de João Felipe Nery que veio do Crato-Ceará para o Amazonas no período áureo da borracha. Não conhecemos nossa família do Ceará, mas queremos algum dia nós reunir e celebrar com eles este nome que nos dá muito orgulho.Nossa família em Manaus é bem grande. Meu e-mail é joquebedechaves01@gmail.com, para quem quiser entrar em contato. Bjos e abraços a todos.
Unknown disse…
Os nomes dos avós do meu avô eram Felipe Santiago Nery e Donaria Santiago Nery e tinham origem da Espanha e Itália.
Ruhana disse…
Olá, muito feliz em achar esse blog. Me chamo Ruhana Neres e sou de Fortaleza/CE. Herdei o sobrenome Neres de minha mãe que herdou de minha avó, Teresa Neres da Silva. Estou iniciando a minha pesquisa e tenho pouquíssimas informações, se alguém puder me dar alguns conselhos e dicas para desenvolver minha pesquisa o meu email é ruhana.lima20@gmail.com

Fico muito agradecida.
Um abraço primos!
Eugênio neto disse…
Meu nome é Eugênio e estou em busca da origem dos meus bisavós. João Neves dos Santos que veio de salinas. Na busca por documentos encontrei a certidão de casamento do meu avô filho dele q também se chama Eugênio. Na certidão datada de 1937 aparece ao invés de Neves é colocado Neris. Creio q por meus avós serem analfabetos e na forma de falar trocaram o Neris por Neves já q o meu avô Eugênio se auto registrou em 1979 já com 65 anos de idade. O tabelião nem ao menos colocou o nome do seus avós no registro. Quem for de salinas - Minas Gerais e souber de qualquer informação só mandar no meu e-mail pra gente trocar informações. o nome do meu avô é Eugênio (falecido) e do seus pais são João Neves dos santos q agora acredito q o correto seja ”Neris” e sua esposa Balbina Maria de Jesus.
O meu e-mail é eugenio.neto@yahoo.com.br
Denise disse…
Boa Noite, meu nome é Denise, também tenho sobre nome Nery, meu avô se chamava Antonio Nery Primo, veio para Ms do estado do Pernambuco, casou com a minha vó que era Vitalina Ernestona Carvalho, segundo contam os dois eram primos, pela fam ok ia não aceitar o casamento e os parente dela serem donos de cartório na época, não deixaram que ela herdasse o sobre nome dele. Se não me enganam eles moravam em araripina, interior do Pernambuco, mas não sei mais nada além disso. Vou procurar saber com meu pai e meus tios sobre os nome dos demais tios e bisavós e volto aqui para escrever,
Unknown disse…
Oi eu também faço parte da família Nery..sou do Amazonas e minha família é grande..nosso pai que tinha sobrenome Nery...
Cyda Nery disse…
Eu vejo e incluo todos vocês e honro todos nossos ancestrais. Fiquei muito feliz com sua pesquisa Neres. Gratidão pela partilha. Minha família tem Neri e Nery, dizem que Nery foi erro do cartório eu nunca liguei pra isso. Passei seu post para meus irmãos, filho e neto. Meu Neto adorou e disse que sempre quis saber a origem. Meu filho achou chic. Achei uma reportagem de um jogador italiano que foi morto junto com seu grupo, na 2a Guerra por ser contra o nazi_facismo: Bruno Neri. Acho! Por todas as relações.
Unknown disse…
Nossa!!! Estou muito feliz em saber de tudo isso!!!!
Já tinha orgulho do meu sobrenome, agora então... ❤️🙏
Luciana Nery
Maycon Neres disse…
Olá boa noite meu sobrenome Neres Ribeiro meu avô Altamiro Martins Ribeiro e minha avó Derlinda Neres Pereira Ribeiro meu Pai Joaquim Neres Ribeiro minha mãe Sirlene Neres Pereira Ribeiro minha família me disse que é origem italiano outro me disse que é português tentei procurar origem e ainda tenho duvida por favor me mande no meu e-mail douglasneres88@yahoo.com muito obrigado que Deus te abençoe
Samara Neris disse…
Oiê sou Samara Neris dos Santos
Estou bem curiosa para mais informações sobre nossos antepassados.
Meu email samaraneris000@gmail.com
Mais antigos Antigos 201 – 237 de 237

Postagens mais visitadas deste blog

OLÁ PRIMOS E PRIMAS!

Primeiramente, muito obrigado a todos pelo interesse no assunto, também sou grato pelos elogios deixados por cada um e, principalmente, pela participação. Peço-lhes, de coração, mil desculpas por não conseguir responder a todas as perguntas e por não dar retorno a alguns pesquisadores. Gostaria muito de poder falar mais sobre isso com vocês, mas ultimamente ando muito comprometido com as minhas tarefas, estudos, pesquisas e algumas atividades extracurriculares e mal tenho tempo livre p/ minha família, quando o tenho, compartilho com ela. Espero que os primos(as) entendam e não vejam a minha ausência como um "descaso" da minha parte. Falando em curiosidades; vocês perceberam quanto Neres são de Minas e do Sul da Bahia? Não me lembro agora, pois perdi muitos documentos da minha pesquisa por conta de um vírus em computador antigo, mas me lembro que havia lido algo sobre a chegada dos primeiros Neres, ainda no tempo Brasil Colônia, pela Bahia. Alguns foram para o litoral nordest