terça-feira, 30 de junho de 2009

NERI / NERY / NERIS / NERES - UMA GRANDE FAMÍLIA

Muito se fala sobre a verdadeira origem dessa família, mas a questão é que pouco se sabe de fato. Um dos maiores problemas é que ela (contrariamente ao que muitos pensam) é uma família muito antiga. Para termos uma idéia, cita-se, até na bíblia, o nome "Neri" como parte da "árvore genealógica" de Jesus, o que de certo, nos tornaria "parentes" diretos do Cristo. Tudo bem que para Deus todos somos irmãos... Mas cá pra nós, nem todo mundo tem seu nome na Bíblia como descendente de Jesus, não é mesmo? Não acredita? Consulte você mesmo/a em Lucas, capítulo 3, do versículo 23 em diante (se não me engano no versículo 27) veremos que há o nome Neri entre um dos antecedentes de Cristo.

Não há dúvidas de que a nossa família tem origem hebraica. Aliás, fazendo algumas pesquisas sobre nossa família, descobri que "Neri" em hebraico quer dizer "Luz de Deus". Bom lembrar também que Jesus pertencia a uma família de hebreus.

Muitos nomes em um só

Para uma família com tantos anos de existência, como a nossa, seria difícil manter um só nome sem sofrer alterações provocadas por influências culturais, sociais, linguísticas, evidentemente ocasionadas por povos, culturas e países diferentes por onde passamos até chegarmos aos dias atuais.

O nome NERI, a princípio, foi levado do Oriente para Roma. Mas com o passar do tempo difundiu-se pelo resto de toda a Europa. Consequentemente, por influências de culturas diferentes, sofreu uma série de variantes etimológicas: Nery, Néri, Nere, Neris, Neres, Neria, Noori, Nuriel, Nuris, Nurism, Nury. Formando ramificações da família por todo o planeta.

Isso, em momento algum,  faz com que alguém seja (ou sinta-se) mais "autêntico" que o outro. Ou seja, pode haver casos em que uma pessoa c/ o nome Neri seja muito mais afastada da verdadeira árvore genealógica que um Nery, Neris ou até mesmo um Nuris. Não existe o fator "autêntico", ou "certo", ou "errado" e sim uma grande família com séculos de historia e tradição.

A grosso modo:

Famílias de origens italianas adotam o Neri; as portuguesas e brasileiras: Neris ou Neres; espanholas e latino-americanas: Nery. Na Índia nossos primos mais próximos são os: Noori ou Nury. Já nossos primos árabes, israelitas, palestinos usam as outras variantes: Neria, Nuriel, Nuris, Nurism.

Evidentemente, isso não é uma regra... São apenas indícios, e nada impede que exista, por exemplo, um "Neri" descendente de portugueses, assim como, um "Neres" descendente de italianos... Mas no geral, isso não é o que acontece. Após alguns anos pesquisando, posso afirmar que a forma "geográfica" mais comum dos nomes na nossa genealogia é a que estou citando no parágrafo acima. E nem precisa fazer uma pesquisa tão profunda p/ percebermos que isso faz sentido.

Uma observação:

NERI, de fato, é um nome muito forte na nossa árvore genealógica, diria que o nome raiz. Também é o nome mais comum na Itália... Mas calma aí pessoal... Antes de ficarmos achando que o nome tenha origem italiana (como muitos acham) devemos levar em consideração todo o contexto histórico, o fato de que os romanos colonizaram o oriente por muito tempo, escreveram e manipularam escrituras (tanto ocidentais como as trazidas do oriente), o fato do nome ser bíblico e sagrado, e isso aliado ao fato de que a sede da Igreja também está em Roma. Daí toda essa força do nosso nome centrado na Itália. Talvez esse seja o fato pelo qual algumas pessoas achem que o nome seja de origem 100% italiana. É inegável que os romanos foram muito importantes na difusão da família, mas não eram, nem são os "donos" da sua "real" origem. Existe também um Elo muito sólido entre Espanha e Portugal envolvendo a nossa família, pois esses países também sofreram fortes influências do oriente, e isso também deve ser levado em consideração.


O mais importante, do meu ponto de vista, não é a forma de como se escreve ou de onde veio ou pra onde vai... E sim tentar entender — e trazer — um pouco a vocês da grandeza e da tradição da nossa família. Uma família de séculos e séculos de história. Uma família sensacional!

154 comentários:

Davyd disse...

ola eu gostaria de saber se neres e de origem italiana?

Davyd disse...

meu email e davydbrunner@yahoo.co.uk

Professora Maria Antonia disse...

Obrigada,por ter postado as suas pesquisas sobre a origem do sobrenome,tinha muita curiosidade,pois também sou Neres.

Maria Antonia Neres

gabriele disse...

Sua pesquisa foi de excelente quelidade !!! Aprovo muito sua iniciativa .Parabéns !

gleiciane disse...

tambem achei legal da suaparte me nome e gleiciane neris

danielle disse...

sua pesquisa foi ótima!! sempre quis saber a origem do meu sobrenome


danielle neres

Adoração Calvário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adoração Calvário disse...

Boa noite. Parabéns pela pesquisa. Estou levantando informações sobre o sobrenome Neri. Sua informações foram de grande valia. Se você quiser eu tenho uma descrição etmológica do nome Neri, que vem do hebraico, no seu conceito original. Acredito que você possa ter. Gostaria de saber se você tem mais informações? Meu tronco familiar vem do estado de Pernambuco, estarei pesquisando por lá. Caso você tiver algo mais e puder enviar meu email é prandneri@hotmail.com. Obs: Estou começando agora minha pesquisa, portanto tenho pouca informação.

José disse...

Bom dia primo, gostei muito da sua iníciativa. Eu já tinha orgulho do meu sobrenome, e agora então...
Meu nome é José Gentil Neris, e meu ramo familiar Brasileiro vem do estado do Piáui.
Muito obrigado e Deus te pague.

Verônica Neri disse...

Amei o a pesquisa gostaria de manter contato, meu nome é Verônica Neri, sou da Bahia e amo esse trabalho de genealogia minha família é de cachoeira estou iniciando minha pesquisa sobre minha família, se souber alguma coisa sobre a família Neri de Cachoeira ficarei grata.
Meu email é veronicaneribr@hotmail.com

Verônica Neri disse...

Amei o a pesquisa gostaria de manter contato, meu nome é Verônica Neri, sou da Bahia e amo esse trabalho de genealogia minha família é de cachoeira estou iniciando minha pesquisa sobre minha família, se souber alguma coisa sobre a família Neri de Cachoeira ficarei grata.
Meu email é veronicaneribr@hotmail.com

naia disse...

Gostei muito de sua pesquisa sempre tiver curiosidade em saber sobre o sobre nome neres. Sou uma neres com muito orgulho do ramo de brasileiro do estado do Pará. Meu email ednaia neres@hotmail.com
Um grande abraço

Victor disse...

Bem meu nome e victor eu tenho Nerys pode ser uma ramificação ou não

Victor disse...

muito boa a materia

RENATO NERI disse...

grande pesquisa irmão agora sei porque tenho um coração
tão bondoso e tão humilde como sou
obrigado pelo teu empenho em pesquisar sobre nossa família um grande abraço.
RENATO NERI FPOLIS

Falena disse...

Muito obrigada por esclarecer! Já faz tempo que procuro pela origem e significado do sobrenome da minha mãe, que é Néris, com acento, mas acredito que seja mais uma variação. Amei essas informações, e aposto que ela também irá gostar quando eu contar. Muito obrigada mesmo, e parabéns pelo seu trabalho!

Olney disse...

Meu Nome é Olney Cardoso Neri, Eu Gostaria de saber mais sobre o meu sobrenome que é Neri da Região de Picos Piaui, pois a minha decendeicia Paterna e dessa região.Parabens pela pesquisa acima pois aprendi um pouco mais sobre a minha origem.

estacio neri disse...

obrigado

estacio neri disse...

obrigado

estacio neri disse...

obrigado

ananias disse...

sempre tive curiosidade de descobrir minhas origens, tipo, por aqui, meu sobrenome é um tanto quanto incomum. valeu pelas informações...

ananias neres de lima

ananias disse...

sempre tive curiosidade de descobrir minhas origens, tipo, por aqui, meu sobrenome é um tanto quanto incomum. valeu pelas informações...

ananias neres de lima

Isabela Nery disse...

Oi.. meu nome é Isabela Costa Nery, não tenho muitas informações.. sei somente que meu avó tem origem européia, por suas características físicas: branco, alto, magro e ele tinha grandes propriedades no estado do Pará.

Digimon Masters Chat disse...

Oi...Meu nome é Matheus Neri,eu sempre achei que meu nome tinha origem italiana mas, agora descobri por sua causa e do meu professor de ingles que é judeu que na verdade tem origem Hébraica.
Gostei de saber de onde venho,sempre é bom não é verdade?

karol disse...

Adorei a pesquisa meu sobrenome é Neres...

chicao disse...

hola eu so augusto neri. e meu avos erra italiano de formelo provinci de roma ,portanto tenho a cidadania italia . muito brigado pela pesquisa

chicao disse...

hola eu so augusto neri. e meu avos erra italiano de formelo provinci de roma ,portanto tenho a cidadania italia . muito brigado pela pesquisa

Giselda disse...

oi sou giselda nery moro em alagoas e gostaria de encontrar familiares neri de alagoas.

Iza disse...

gostei.....tbm sou uma Nery...e fico feliz em saber que somos tao importantes assim...hehehe

MICROCELL disse...

meu nome reginaldo neres adorei seu trabalho sou de pedroII piaui

Valnei disse...

Olá gostei da matéria, minha bisavó veio da itália seu sobrenome neri, morei um tempo em Verona-Italia e fui até a região onde tem muitos Neri e descobri uma professora que pesquisou a origem dos Neri na itália a pedido de seu pai, escreu um livro onde tem uma grande árvore geneológica, ela me fez um presente do livro muito interessante, gostei e parabéns pelo seu trabalho.valneimartin@yahoo.com.br

rosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rosa disse...

eai parente
valeu muito obrigado
confeço q fiqei emocinada em saber sobre meus antepasdos
sou rosa elaine neres soares
tenho vontade de saber mais sobre meus familiares
unica informaçao q tenho e q meus avos moravao em taquari
c vc souber alguma coisa me manda q agradeço

danielenery83 disse...

OI!!!! GOSTEI DA SUA PESQUISA, MATOU A MINHA CURIOSIDADE DE SABER DE ONDE VEIO O SOBRENOME NERY, MEUS AVÓS DIZEM Q O NOSSO VEIO DE UMA CIDADE CHAMADA BRASILIA DE MINAS E O MEU NOME É DANIELE RODRIGUES NERY...... E TENHO MTO ORGULHO DELE!!!!!!!!!!! OBRIGADA!!!!

elix disse...

gostei muito do comentário sou Elix Neri, meu avô é Francisco Neri meu bisavô se chamava joão Neri ambos da região de Senhor do Bom Fim e Itiúba BA.

anita disse...

meu nome é anita poxa legalsua reportagen sobre esta palavra tão complexa,meu avô chamava vicente nery ou neri como muitos escrevem me mae falava que ele era do ceará e que tinha migrado da europa mais precisamente da italia mais gotaria de saber mais sobre esses nery ou neri e se tenho muito prante air pelo ceará.meu email
anita.quirino@hotmail.com

anita disse...

meu nome é anita poxa legalsua reportagen sobre esta palavra tão complexa,meu avô chamava vicente nery ou neri como muitos escrevem me mae falava que ele era do ceará e que tinha migrado da europa mais precisamente da italia mais gotaria de saber mais sobre esses nery ou neri e se tenho muito prante air pelo ceará.meu email
anita.quirino@hotmail.com

anita disse...

meu nome é anita poxa legalsua reportagen sobre esta palavra tão complexa,meu avô chamava vicente nery ou neri como muitos escrevem me mae falava que ele era do ceará e que tinha migrado da europa mais precisamente da italia mais gotaria de saber mais sobre esses nery ou neri e se tenho muito prante air pelo ceará.meu email
anita.quirino@hotmail.com

Adriano j.Neri disse...

Adorei a Matéria .

Maurício Rodrigues disse...

Ola parabens meu nome é Maurício Neres Rodrigues fiquei muito feliz com sua pesquisa. Será que vc teria informação sobre o Brasão de Armas da Família.

Leda Nery Silva disse...

Oi meu nome é Leda Nery Silva,moro em Pedra Branca Ceará,sou professora,gostei de suas pesquisas,aqui na minha cidade existe muitos Nery,Neri,Neres,amo esse sobrenome e sou apaixonada por minha grande família Nery,Se precisar de ajuda meu imail é nerylsilva@hotmail.com.Abraços a todos vcs.

Thiago Neri disse...

opa, Neri na area...

Ingrid Neri disse...

Sua pesquisa foi muito significante para mim, pois sempre tive a curiosidade em saber sobre a origem do meu Neri, pessoas ainda especulam a possibilidade da ramificação de Neri para Nero. Grata, Ingrid Neri.

Ingrid Neri disse...

Sua pesquisa foi muito significante para mim, pois sempre tive a curiosidade em saber a origem do meu Neri, pessoas ainda especulam que o Nero também é uma ramificação do Neri. Grata, Ingrid Neri.

robsonneri disse...

Olá, meu nome é Robson Neri, gostei da sua iniciativa. Bem, estive no Rio no final de 2010 e na casa de uma prima da família da minha mãe tinha fotografias e documentos de origem IRLANDESA do período pré 1ªguerra. Nesta época ISRAEL ainda não era um estado e aquela região estava sob o domínio do império Austro-Húngaro e a morte do príncipe Francisco Ferdinando iniciou uma onda de protestos e fugas de muitas pessoas de origem JUDAICA e muitos destes vieram para o Brasil. Tenho família em Natal (RN) e a praia de Barra de Maxarangupe é o ponto de navegação mais próximo do continente africano. Segundo falam meus primos os seus tios e avós falavam até latim, que era o idioma herdado do império Romano. Essa minha prima tem até uma Bíblia de 1820 (se não me engano), escrita em Latin, impressa em Londres com as identificações de capítulos e versículos em algarismo Romano. Sem sombra de dúvidas é um nome com raízes profundamente Judaicas.
Grande abç
robsoncneri@hotmail.com

thalita disse...

eu sou da familia neri com i , eu nen sabiar , que eu erra da origen de cristo. obrigado por ter mim falado uma coisa im portante, depois disso vou ver minha vida diferente, não que disser , que eu sou melhor , que ninguem , so que eu via minha vida de forma, ruim , mais agora eu sei , que não sou ruim. pra Deus.

thalita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Atifah Ceglyo disse...

Bom dia!
Eu não tenho o sobrenome Neri mas minha mãe tem e vem por lado paterno. Um tio avô paterno meu, disse que essa família tinha hábitos judaicos.( Esse mesmo tio-avô me mostrou uma torah) E ele mesmo me disse que essa família vinha direto de Jerusalém para o resto do mundo.
Seria muito interessante se você adicionasse depois, as fontes de sua pesquisa.
( Detalhe minha família Neri vem de Rio Grande do Norte e Pernambuco, e Pernambuco e RN são os mais antigos redutos judaicos no Brasil)

piatti disse...

Ola, eu sou Luciane Cristina Nery (agora com Piatteli ), mas sempre gostei muito do meu sobrenome NERY, ainda mais, quando um professor do colegial disse-me que este é de origem Francesa,não sei se é verdade ou não, mas mesmo não sendo....gosto dele e pronto!
Minha familia vem do Parana, porem eu moro em São Paulo. Valeram as informações aqui postadas. Adorei, bjs a todos os Nerys...

mari mira disse...

EU GOSTEI ,MUITO INTERESSANTE VALEU PELA CONTRIBUIÇÃO BENÇÃO DE DEUS .

Sérgio Nere disse...

Olá meu nome é Sérgio e tenho muito orgulho do sobrenome Nere Apessar de que na realidade seria Neres mas quando minha mãe foi registrada não colocaram o "s" do Neres eficou Nere eos outros irmãos dela são registrados como Neres,mas cá para nós temos o orgulho de ter esse sobrenome,e estou preparando um brasão com o sobrenome Nere nele tenho certeza de que irão gostar.Sou um Nere's de Minas Gerais.

Leo Neris disse...

Ola acabei de ler sobre os neris, neres,nery etc... achei muito legal parabens pela pesquisa. so queria deixar aqui que entre meus pais e irmaos fora varios tios e primos e por ai vai. Nao sei como foi acontecer mas em nossa famila temos (neris, neri,neres,nere,nery isso so entre nos irmaos, hahahah ,muito loko.
ass. Leandro Neris

Leo Neris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
helly alencar disse...

ola primo,gostei da sua pesquisa e estou fazendo a minha .Alguns dos comentários que vc recebeu tanbem foram de extrema importancia pois alguns tem informações antigas guardadas ainda.Mas o que eu estou procurando é a origem patriarcal no Brasil.Outra informação que eu tenhoé que meus tataravos ou seja há mais ou menos uns 200 anos ,a minha vó tem 98 anos, eram sabios e instruidos na bíblia e não eram católicos não sei dizer se eram crentes pois não sei ao certo se aos 250 anos atrás existia já o protestantismo no Brasil.Minha ramificação pertence a familia de Ana Nery em Salvador-Ba primeira enfermeira do Brasil.Os Nery com "y" se encontram em bom numero em todo litoral baiano.Pensei até que era de origem Tupi,já que minha familia tem sangua indígena e tanbem portuguesa.Meu nome é Helly Nery de Alencar.

helly alencar disse...

esta trabalhando em mais pesquisas ?Me comunique.Obrigada.

Maiara Neris disse...

muito interessante, sempre fiquei curiosa para saber da onde vinha meu sobrenome Neris!
ass.: Maiara S. Neris

Maiara Neris disse...

muito interessante, sempre fiquei curiosa para saber da onde vinha meu sobrenome Neris!
ass.: Maiara S. Neris

marcus nery disse...

MEU NOME É MARCOS NERIS,OLHA SÓ O NOME DA MINHA MÃEZINHA "VASTI NERIS" E MINHA IRMÃ ENTÃO NAJLA NERIS,UM ABRAÇO A TODOS NER...!
MARCAONERIS33@HOTMAIL.COM

marcos neris disse...

Oi meu nome também e, Marcos Neris..A maioria da minha familia se concentra no Norte de Minas Gerais.E todos tem o sobrenome Neris...Tem muitos nas cidades(Juramento,Teo Filotone,Medina e Pedra Azul........parabens pelo seu trabalho.

marcos neris disse...

Oi meu nome também e, Marcos Neris..A maioria da minha familia se concentra no Norte de Minas Gerais.E todos tem o sobrenome Neris...Tem muitos nas cidades(Juramento,Teo Filotone,Medina e Pedra Azul........parabens pelo seu trabalho.

paula disse...

Oi eu me chamo Aparecida nere,mais conhecida como paula nere,eeu adoro fazer parte dessa imensa familia,pois
alem do mais essa familia e unida e bem receptida,mais o que eu adoro mais é saber que nessa familia nao existi a palavra "nao".um beijao!
email.paulanere-123@hotmail.com

paula disse...

Oi eu me chamo Aparecida nere,mais conhecida como paula nere,eeu adoro fazer parte dessa imensa familia,pois
alem do mais essa familia e unida e bem receptida,mais o que eu adoro mais é saber que nessa familia nao existi a palavra "nao".um beijao!
email.paulanere-123@hotmail.com

Luiz A Nery Jr disse...

bom dia, como todos tambem achei sua pesquisa muito interessante e eum me chamo luiz antonio nery junior moro na cidade de São José dos Campos estado de São Paulo, o meu pai é das cidade do sul de minas gerais -Paraisópolis - qualquer novidade pode mandar-me um e-mail: luaneri@itelefonica.com.br. abraços a todos os Nery(s) e derivações deste.

Natália Neres disse...

Eu sou Natalia Neres, nasci em Porto Velho-Rondônia , minha mãe é da cidade de Ubauna-Ceara , na cidade de minha mãe , praticamente toda a população é Nery,Neres e Neris . E eu tenho o maoir orgulho de ser dessas familia '

Natália Neres disse...

Eu sou Natalia Neres, nasci em Porto Velho-Rondônia , minha mãe é da cidade de Ubauna-Ceara , na cidade de minha mãe , praticamente toda a população é Nery,Neres e Neris . E eu tenho o maoir orgulho de ser dessas familia '

adriano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
adriano disse...

olá familia neris fico feliz em saber que sou parente proximo de jesus, mas estou triste pois ninguem dos mais novos estão usando mais nosso sobrenome esta acabando na nossa familia dos mais novos só eu e meu irmão ainda leva o neris, mas se depender de mim meus filhos continuaram nossa arvore que jamais podera morrer, valeu familia neris

Thamires disse...

Oi sou Thamires Nery, não sei muito da origem do meu nome, ele é meu nome paterno e a familia do meu pai ( meus avós) são da Paraiba, mais meu bisavos eu não sei, meus avos são brancos e minha vó tem olhos claros e o nome adevem dela

vaguinerneris disse...

Meu nome e vaguiner jose pereira neris , neto de aquilino neris de ilheus na bahia ; estou procurando parentes com este sobrenome por todo pais, sei que eu tenho um tio com nome de anatorio neris, irmao de jose pereira neris,nancy,maria,paulo,alfredo e;filho de aquilino e cristina,em sao paulo conheco todo faltam os da bahia.vaguinerneris@gmail.com

Wellington Neres disse...

Poh! valeu pela pesquisa primo!!! É muito bom saber de onde veio. Tudo de bom a vc. Wellington Neres São Paulo/Jacobina_ba

Elane Nery disse...

Meu nome é Elane Nery, achei fascinante, sobrenome forte heim!

Marcelo & Samia Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo & Samia Leite disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo & Samia Leite disse...

Olá!!! Parabens pela iniciativa... Meu nome é Marcelo Neri Leite, minha família é do Estado do Acre, mas meus bisavós eram do Ceará. Vieram pra cá no augi da Borracha, uma época em que a economia do Brasil era sustentada pelo extrativismo do látex. Penso em escrever um livro sobre a história da minha família, uma saga de desbravadores que reflete a história de vida de milhares de nordestinos destemidos que enfrentaram o medo do desconhecido e se embranharam amazônia à dentro e contribuiram de forma significativa para a construção de nossa nação, em que pese não serem reconhecidos e homenagiados nos livros de História do Brasil. Penso em dedicar um capítulo para falar exclusivamente sobre as origens da Família Neri e suas ramificações por todos os lugares do Brasil e do Mundo. Se alguem puder contribuir, é só mandar mensagem para meu e-mail: marceloneri.adv@hotmail.com. Aguardo notícias.

Posto Rondinha disse...

Olá ! Adorei sua pesquisa.

Me chamo Leandro Leites Neirs ou seja Neirs do meu Pai é muito raro achar pessoas com esse sobrenome Neirs porem meu pai tem um tio que tem Neres no nome...curioso essas diferenças.

DIGITO disse...

Edilson parabens pela sua pesquisa, sou um Neri também de Jequié-Bahia, somos todos parentes independente da escrita.

sebastião Nerys disse...

Meu nome é Sebastião Nerys - Sou de Conceição do Araguaia-Pará, gostei muito de sua pesquisa, sempre tive curiosidade de saber a origem do sobrenome Nerys, Parabéns!!!

sebastião Nerys disse...

Meu nome é Sebastião Nerys - Sou de Conceição do Araguaia-Pará, gostei muito de sua pesquisa, sempre tive curiosidade de saber a origem do sobrenome Nerys, Parabéns!!!

Marcelo Neres disse...

Bom dia, fiquei muito feliz pela pesquisa, sou de São Paulo neto de Índia de Minas Gerais e um Jesuíta Espanhol que veio ao Brasil no séc. XVIII e que largou a batina e apaixonou-se por ela..deserdado pela família se entregou a bebida por onde veio sua morte e assim tivemos dificuldades em montar nossa árvore genealógica....a pesquisa é extremamente esclarecedora , profunda e rica em informações..Nosso muito obrigado...Marcelo Neres.

Neri Neri disse...

Obrigado amado por esclarecer minhas dúvidas. Fico ainda mais feliz e aumenta a minha responsabilidade como parte desta familia celestial de honrar os meus antepassados.
Meu nome é Nerivaldo Neri, minha familia é baiana. Deus te abençoe!!

Arih R. disse...

Olá, gostaria que você entrasse em contato comigo via email para maiores esclarecimentos quanto essa grande familia.
aritkd@gmail.com

Elen Ingrid disse...

Adorei saber que viemos da genealogia de Jesus, adoro meu sobrenome,que vem de bisavos la de teofilo toni agora estamos em BH, meu nome é elen ingrid neri santana e tenho 3 filhos que tambem fiz questao de colocar neri...adorei sua pesquisa

Jonathan Nery disse...

Também sou Nery, sou do Sul de Minas Gerais...em uma pesquisa q li a origem aqui na minha região é francesa, um Nery, imigrante francês, que se instalou na cidade de Machado MG.

Jéh disse...

Boa noite! Adorei saber sobre meu nome o qual tenho tanto orgulho. Apesar que meu sobrenome veio do meu avó, o qual não conheço sua família. Fico contente por ter recebido seu sobrenome. Parabéns pela sua pesquisa, Adorei de coração.
A parte q mais gostei foi
"Não há dúvidas de que a nossa família tem origem hebraica. Aliás, fazendo algumas pesquisas sobre nossa família, descobri que "Neri" em hebraico quer dizer "Luz de Deus". Bom lembrar também que Jesus pertencia a uma família de hebreus."

Jéh disse...

Ahhh...só para constar,
Meu nome é Jéssica Neres
sou de Belo Horizonte - MG
Beijos!!

Jéh disse...

Boa noite! Adorei saber sobre meu nome o qual tenho tanto orgulho. Apesar que meu sobrenome veio do meu avó, o qual não conheço sua família. Fico contente por ter recebido seu sobrenome. Parabéns pela sua pesquisa, Adorei de coração.
A parte q mais gostei foi
"Não há dúvidas de que a nossa família tem origem hebraica. Aliás, fazendo algumas pesquisas sobre nossa família, descobri que "Neri" em hebraico quer dizer "Luz de Deus". Bom lembrar também que Jesus pertencia a uma família de hebreus."

Veanne disse...

Amo meu sobrenome Neri de Caxias- Maranhão...o problema é que o pai pôs na frente...gostaria de saber se posso mudar meu nome e sobrenome na justiça!
Obrigada!

Unknown disse...

Olá

Unknown disse...

Tbém sou Neri,Meus avós vieram da Italia- Roma. Meu avó se chamava Augustinho Neri, Chegaram aqui no Brasil,pelos meados de 1910, se instalaram mais precisamente na região de Ribeirão Preto. Meu Nono era professor, dava aulas para as crianças nas fazendas. Através do nome dele fiz a minha cidadãnia e o passaporte italiano. Falei com um padre da Paróquia de N S. do Perpetuo Socorro em Curitiba, onde moro, sobre o nome de nossa familia, que descende da vigesisma segunda geração de São José de Arimateia, e ele me disse que procede, inclusive me informou que a árvore genealógica de Jesus Crista também Mateus fala sobre ela. Fiquei muito feliz em saber que sou parente de Jesus Cristo. Meu e-mail: loulacan@gmail.com

Neris (81).8864-6367 disse...

As variações são incríveis no meu caso meu pai é neri minha mãe sabiamente foi sozinha ate o cartório e registra como Neris. Meu pai que não liga pra p. nem uma agora sou neris.

neris.com disse...

Sinto orgulho de ser um "Neris".

Ana Clara Nery disse...

Bom sou Ana Clara Nery e é meio confuso o que vou dizer meu sobrenome é Nery por causa de meu pai que tem o sobrenome de meu avô Que é Leonildes Nery mas minha avó é Negri.Então eles podem ter alguma relação a não ser por junção matrimonial? A gostaria de saber se além da biblia nosso nome tenha algum valor histórico por que Eu vi uma pagina sobre o Brasão dos Nery,Etc. Se puder pesquisar agradeceria! Obrigado Ana Clara Nery,11 Anos Tapinas,Itápolis Brasil.Rua Guerino Medice 256

thaty nery disse...

Amei a pesquisa parabens tb sou nery

thaty nery disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Kleber nery Rocha disse...

Adorei a pesquisa ,meu nome e Kleber Nery Rocha,fiquei feliz em saber que temos uma origem também Hebraica e sobretudo vindos do Snhor Jesus é muito Gratificante.um abraço primo.De Kleber Nery

denys nerys disse...

Sim é, meu nome também e de origem italiana

denys nerys disse...

Sou nerys e sei que sou de origem italiana mas não sabia que que era da arvore genealógica de davi e de jesus .
Achei muito legal...

Wander Neres disse...

Eu sou da ramificação italiana. Meu bisavô materno é descendente direto da Itália. E meu sobrenome é "Neres" seu post me mostrou muito sobre nossa família. Gostaria de saber mais da origem italiana pois sou descendente e gostaria de ver o brasão dela

Blog do Richard disse...

Richard Nery...parabéns pela pesquisa!

Fábio Tubbs disse...

Tenho uma hepta-avó chamada Felippa Neris Correa, nascida em Paranapanema - SP em 1719. A mesma foi casada com Lourenço Antunes de Lima, natural de Mariana-MG, nascido em 1719.
Se alguém tiver alguma informação sobre os antepassados de algum destes favor mandar mensagem para fabiotubbs@yahoo.com.br
Obrigado,
Fábio Tubbs(Volta Redonda - RJ

Bianca Brandão disse...

Olá, sou hepta-neta de Bento Neres dos Santos, casado com Francisca Joaquina dos Santos. E fiquei muito contente por obter tantas informações a respeito deste sobrenome que passou a ser um novo desafio em minha pesquisa genealógica. Caso haja alguém de Minas ou com histórico de NERES da região de Peçanha, Governador Valadares, São Pedro do Suaçuí, etc. por favor, entre em contato comigo e/ou com minha tia, Selma.
biancabrandao01@gmail.com
cristinamileno@yahoo.com.br

Bianca Brandão disse...

Olá, sou hepta-neta de Bento Neres dos Santos, casado com Francisca Joaquina dos Santos. E fiquei muito contente por obter tantas informações a respeito deste sobrenome que passou a ser um novo desafio em minha pesquisa genealógica. Caso haja alguém de Minas ou com histórico de NERES da região de Peçanha, Governador Valadares, São Pedro do Suaçuí, etc. por favor, entre em contato comigo e/ou com minha tia, Selma.
biancabrandao01@gmail.com
cristinamileno@yahoo.com.br

Elias Filho disse...

Boa tarde! Meu nome é Elias e sou de uma família por sobrenome Neres.
Cara sempre quis saber da origem do nome da minha família e jamais imaginei que seria bíblica, que legal rsrsr bom saber disso, pra ser mais sincero eu não tenho o sobrenome Neres em meu nome porque herdei o nome de meu pai Elias Costa, daí o meu é Elias Costa Filho, mas minha mãe é Neres e meus irmãos tem esse sobrenome. Vou falar pra eles e para meus primos rsrsrsrs.
Parabéns amigo e quem sabe parente rsrsrsr

Jeremias NERY disse...

Muito boa a pequisa meu nome é Jeremias Barbosa NERY, estou tentando fazer um levantamento histórico dentro de minha família fazendo uma arvore geneológica com maior numero de informação possível pelo que sei devo começar por Rio Grande do Norte, Estado natal de meu avô... Raimundo Mariano NERY>meu pai... Lucivaldo Oliveira NERY, grato por quem tiver mais informações pois nossa família NERY, pertence (o sobrenome) a linhagem da nobreza... um forte abraço aos NERY's do mundo...

De Jesus Edimar disse...

assim como a tds os comentarios em cima tbm gostei e valew ai por sua pesquisa eu sou neri

Wagner Neri disse...

Felicitações... sou Wagner Neri e não consigo definir qual o Brasão correto da Familia... qual seria a probabilidade de alguém me enviar o Brasão Correta da Familia Neri... srwagnerneri@hotmail.com

Tiαgo Nεris disse...

Eai parentada! :)

Dyne Souza disse...

Ola! Eu não tenho Neri no Nome, mas tenho sangue Neri, que veio do meu avô Materno, aqui em Piracicba-SP e no Paraná tem muitios Neri que eu conheço, até em minas sei que tem tbm. Muito bom saber das origens dos Neri :)

mariadasgracasoliveirasantos4 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato Sadoski Martins disse...

Muito boa a sua pesquisa eu me Chamo Olney Cardoso Neri olneyneri@hotmail.com tenho tambem Neri no meu sobrenome sou de Campo Grande MS e o Neri vem de minha Avó Paterno do Piaui.

tainan nery disse...

Adorei a pesquisa!! Parabens!! Me chamo Tainan Nery, com tronco familiar no Piauí. Já tinha conhecimento de alguns detalhes dessa pesquisa, mas outros detalhes foram muito interessantes, como a parte de ser descendente da família de Jesus. Minha família, certa vez, trouxe um quadro da Itália, neste contém o brasão e um resumo da história da familia Nery/Neri, onde fala que a origem vem de árabes que foram para a Itália e dessa mistura surgiu nossa família. Enfim, são várias misturas.
Minha parte da família é muito grande, dividida entre Teresina-PI, Goiânia-GO e Brasília-DF, alem de alguns no Maranhão e Tocantins. Todos os anos fazemos uma grande festa em uma dessas três cidades, a fim de nos aproximarmos e celebrarmos o amor por nossa família, a festa sempre conta com cerca de 200/250 Nery's. É maravilhoso ser um Nery. Tenho muito orgulho da minha família.
Vou deixar meu email para contato: tainanmnery@hotmail.com
Qualquer novidade sobre nossas origens, só entrar em contato.
Grata.
Abraços.

Unknown disse...

Legal , muito obrigado pela pesquisa meu nome é Ana Paula neris

Unknown disse...

Legal , muito obrigado pela pesquisa meu nome é Ana Paula neris

Sandra Bernagozzi disse...

Adorei sua pesquisa ela é bem interessante. Estou a procura de familiares que ficaram na Bahia. Meus avos vieram da Bahia(Ibicarai/Piranji?ilheus) a mais de 50 anos e deixou um filho morando lá, o nome dele é Anatorio Pereira Neris (Anatorio Alves de Jesus) filho de Aqulino Pereira Néris e Cristina Alves de Jesus.Os filhos de Aquilino Pereira Néris são Nanci, Nilda, Antonio, José, Alfredo, Maria Malvina, Maria de Lourde, Nilton e Neildes. Se alguém souber de algo, por favor, me avisem. sandrabernagozzi@gmail.com ou sandra_bernagozzi@hotmail.com. Abraços a todos.

Mirian Nere Martins Zanotta disse...

Olá Neres,

Sou uma colega de profissão, educadora e pesquisadora em Educação. Minha família tem o sobrenome Nery, sobrenome de minha mãe por parte do meu avó e o tronco aqui no Brasil está no sul da Bahia...próximo a ilhéus. Comecei minha pesquisa agora e suas pontuações me ajudarão muito, pois é um belo pontapé inicial. Gostaria de incluí-lo em um grupo para buscarmos juntos mais informações se possível... Tenho informações familiares que nossa descendência adivinha da Itália, mais precisamente um vilarejo chamado Nery.
Aguardo seu endereço de e-mail para juntamente com outros interessados no assunto trocarmos mais informações pode ser?

Muito obrigada e parabén pela bela pesquisa!
Mirian Nere Martins Zanotta (o meu Nere foi um erro de registro mesmo, o da família é NERY).

Mirian Nere Martins Zanotta disse...

Olá Neres,

Sou uma colega de profissão, educadora e pesquisadora em Educação. Minha família tem o sobrenome Nery, sobrenome de minha mãe por parte do meu avó e o tronco aqui no Brasil está no sul da Bahia...próximo a ilhéus. Comecei minha pesquisa agora e suas pontuações me ajudarão muito, pois é um belo pontapé inicial. Gostaria de incluí-lo em um grupo para buscarmos juntos mais informações se possível... Tenho informações familiares que nossa descendência adivinha da Itália, mais precisamente um vilarejo chamado Nery.
Aguardo seu endereço de e-mail para juntamente com outros interessados no assunto trocarmos mais informações pode ser?

Muito obrigada e parabén pela bela pesquisa!
Mirian Nere Martins Zanotta (o meu Nere foi um erro de registro mesmo, o da família é NERY).

Unknown disse...

Que prazer ler tudo isto. Sou Neri.
Meu avô, Augusto Neri, casado com Elvira Didonati, filho de Angelo Neri, meu bisavo, casado com Rosa Bonafide. Eram de Fomello, província de Roma.
Ao chegar no Brasil, se instalaram na região de São Joaquim da Barra SP.
Eu já sabia que o nosso nome Neri é de descendência Hebraica. Descobrimos na Biblia, em Evangelho de Lucas cap 3. Pertencemos a vigêsima vinte duas gerações anterior a Jesus.
Contato: Lourdes Neri, moro em Curitiba PR.
E-mail loulacan@gmail.com

Edneia lima disse...

Ola eu nao tenho neris mas meu pai sim adorei ler tudo isso estou a muitos anos querendo conhecer a familia do meu pai ele nao os ve des de jovem hj meu pai esta com 94 anos o nome dele e joel neri lima ele e de pernambuco deixou a familia toda la tenho dois imaos que nao conheço jose neri e francisco de assis neri se alguem tiver alguma informaçao me add no facebook edneia lima obg

PHS disse...

Muito bom gostei de saber a origem do meu sobre nome meu nome e rogerio neres e meu pai e jose amadeu da silva neres e meu avo hercilio neres se alguem souber mais sobre minha arvo
re gionologica gostaria de saber mais sobre minha familha

Butterfly Consultoria disse...

Gostaria de mais informações, Somos uma grande família Nery em Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais com alguns primos que se mudaram para o Rio de Janeiro. Sua postagem ajudou muito. Obrigada. Rosanna.

Isaque Neres disse...

Olá gostei muito da pesquisa. Sou isaque neres santiago da família neres Santiago origem da bhaia trazido para o Goiás pelo avô.

Isaque Neres disse...

Olá gostei muito da pesquisa. Sou isaque neres santiago da família neres Santiago origem da bhaia trazido para o Goiás pelo avô.

afonso neris disse...

Meu nome é afonso neris e observo que muitos da familia originam de estados do nordeste o meu avô por exemplo é do Piauí!

Rafael Neris disse...

Obrigado por compartilhar a sua pesquisa!!!

Priscila Neri disse...

Sou Priscila Neri.Muito legal a sua pesquisa, eu também sou Neri e estou querendo montar minha árvore e conto com a ajuda de vocês. Eu só tenho informações até meus bisavós, mas também são poucas. Sou Neri por parte de Avô materno ( Jacinto Neri),o meu bisavô se chamava: José Manoel Neri casado com Ana Maria de Jesus.A informação que tenho é que eles moravam pela redondeza de Pernambuco, mas meu avô nasceu na Bahia.As informações que desejo é de parentescos acima de meu bisavô. Quem puder me ajudar, meu e-mail: prineri2011@hotmail.com

Edinho disse...

Meus queridos amigos que atendem pelos sobrenomes Neri, Nery, Neris, Neres. Estou muito feliz por saber que a família é muito grande, apesar de não ter resposta ainda dos meus familiares, estou muito feliz e ao mesmo tempo orgulho, em saber que vocês gostaram e postaram esse comentário. Maravilhosamente eu agradeço à todos, até porque pra mim já foi um grande avanço.
Que Deus abençoe à todos!!!
Edson Neres.

Edinho disse...

Oi,Mirian Nere Martins Zanotta tudo bem? Sim pode ser!
Estou enviando meu endereço de e-mail: edsonneress31@gmail.com
Valeu, que Deus te abençoe ricamente!!!
Edson Neres

Catarina Brasil disse...

Muito legal conhecer a pot~encia dessa famiilia . Grato ! Eliel Saraiva Nery

Catarina Brasil disse...

Muito legal conhecer a pot~encia dessa famiilia . Grato ! Eliel Saraiva Nery

Unknown disse...

Meu Pai nasceu na cidade de Barreiros zona da mata de Pernambuco o nome dele era José Maria Neri Filho, meu avô foi embora para Barra de Sirinhaém e lá constituiu nova família, gostaria de saber se na sua pesquisa vc levantou alguma informação da família Neri nestas duas localidades.

MARCUS VINICIUS SANTOS NERI disse...

Alguém aqui com o sobrenome Neri tem origem na cidade de Barreiros zona da mata de Pernambuco e Barra de Sirinhaém também em Pernambuco, meu Pai nasceu em Barreiros o nome dele era José Maria Neri, meu avô foi embora para Barra de Sirinhaém e lá constituiu nova família o nome dele era José Maria Neri.

priscila e samuel disse...

Olá
Meu avô era da Bahia mas morou muitos anos e família em Governador Valadares

priscila e samuel disse...

Olá
Meu avô era da Bahia mas morou muitos anos e família em Governador Valadares

priscila e samuel disse...

Olá chará
Meu avô por parte de pai também é nascido da Bahia

priscila e samuel disse...

Que maravilha saber a origem do meu sobrenome
Eu detestava ele pq uma vez dei uma olhada no dicionário Aurélio por curiosidade e o significado de NERES (,nada,coisa alguma)
Agora estou feliz por saber que meu sobrenome é importante

Priscila Neres Santiago

priscila e samuel disse...

Que maravilha saber a origem do meu sobrenome
Eu detestava ele pq uma vez dei uma olhada no dicionário Aurélio por curiosidade e o significado de NERES (,nada,coisa alguma)
Agora estou feliz por saber que meu sobrenome é importante

Priscila Neres Santiago

LG SUCATAS SUCATAS disse...

Eu sou da familia neri tanben

LG SUCATAS SUCATAS disse...

sou do rio grande do sul
meu nome everton eduardo neri dos santos
gostaria de saber se ten auguns parentes
da regiao de vacaria rs lagoua vermelhia sananduva

Jneri Neri disse...

Meu nome é Jose Carlos Neri, tenho uma família grande, este sobrenome herdei de mau saudoso Pai, parabéns pela sua pesquisa, o importante é ter e saber suas origens, ser descendeste de nobres ou pessoas comuns não importa, pesquisei também e consegui saber que alguns Neri. migraram para os US servirão na Guerra e foram trabalhadores braçais em fabricadas como a Chevrolet em Buffalo US, mas foram honestos e dedicados a família isso sim é nobre.
Boa Noite

Carlos Eduardo Neri disse...

Alguém está tentando tirar a cidadania Italiana pelo nome neri se tiver alguém aí me fala qual também tenho interece ok carloseduardo.neri@gmail.com

Carlos Eduardo Neri disse...

Alguém está tentando tirar a cidadania Italiana pelo nome neri se tiver alguém aí me fala qual também tenho interece ok carloseduardo.neri@gmail.com

valter queiroz disse...


PARABÉNS !!!!!!!

SE JÁ TINHA ORGULHO DE SER UM NERI,
AGORA SINTO MAIS ORGULHO AINDA E VOU PASSAR ISSO
PARA MIGUEL DA CONCEIÇÃO NERI,MEU FILHO DE 24 DIAS DE VIDA,
UM DOS MAIS NOVOS NERI DO MUNDO.

Bernardo Neri disse...

Meu nome é Bernardo neri e sou do Rio de Janeiro com família original do Nordeste, e gostaria de saber se neri possui acento no E, pois discuto smp com a minha família q neri tem acento.existiria a possibilidade de ser qlqr um dos dois ????

Daniel Neri disse...

Boa noite..
Meu nome e Danie Neri, meu avo
veio da bahia, supostamente atraves da linhagem
Anna Nery. Estou contente com o post, e pesquisarei mais fontes
relacionada a arvore da familia.

Felipe Uassurê Nery disse...

No meu caso a origem do sobrenome (Nery) vem da França, mas minha familia é de Minas Gerais - Machado.

Segundo a história um francês chamado Jacques Nery vindo da Europa na comitiva de Dom João VI tinha grande possessão de terras em Minas. Possuia sua esposa branca da nobreza, mas era apaixonado por uma de suas escravas, chamada Rita.

Deu para ela uma fazenda que ia do Município de Machado até Paraguaçu. Tanto é que até hoje existe um bairro rural em Machado que se chama Bairro dos Rita. São todos descendentes da nega Rita e do Jacques Nery.

Eles tiveram um filho chamado Francisco, não sei se tiveram outros filhos ou filhas pois não foram contados na história que eu ouvi. Francisco Nery casou-se com uma índia que foi pega no laço, segundo os relatos. Era até comum essa prática antigamente. Até onde se sabe Francisco é pai de minha bisavó Gabriela Nery de Jesus que herdou sua terras que iam até Paraguaçu. Era rica. Os apetrechos de montaria dela eram todos e prata.

Gabriela se casou com Emídio Nery Ramos, com certeza eram parentes. Os filhos ficaram com o sobrenome Nery e não Ramos, pois era mais imponente pela Gabriela ser de família tradicional e com muitas terras. Nenhum filho assinava Ramos.

Depois de um tempo ficou viúva, casou-se ou ajuntou-se com um "frangote" chamado Joaquim Frauzino, que gostava de jogar e vivia no bordel.

Este perdeu quase todas as terras da Gabriela em apostas e jogatina, deixou a viúva lisa. Por não saber ler ela colocava a impressão digital e passava as terras para os outros sem entender nada.

Joaquim Frauzino morreu numa zona de meretrício de Machado de infarto provavelmente. Enquanto as prostitutas farreavam ele estava deitado em uma cama morto com a vela acesa na cabeceira. Cena vista por meu pai da janela que dava pra rua. Depois que provocaram meu pai dizendo que o "avô" dele havia morrido na zona ele ficou curioso e foi ver.

Após isso, a vela que estava na cabeceira para velar o morto, acabou, a putada fazendo farra e bebendo nem percebeu. Foi então que queimou-se a casa inteira junto com o defunto.

Parece mentira, mas não é não.
Meu avô, José Emídio Nery pai de meu pai, é filho de Gabriela com seu primeiro marido.
Espero que tenham gostado da história.

Felipe Uassurê Nery disse...

Acrescentando informacoes mais detalhadas que achei depois. Site
Vejam aqui!


https://www.myheritage.com.br/FP/genealogy-welcome.php?s=218168201

Felipe Uassurê Nery disse...

Descobri que minha bisavó Gabriela não ae filha de Francisco.

Edson Neres disse...

Nossa Gostei de Saber sobre meu Sobrenome...Meu nome é Edson Neres da Rocha mais na Verdade seria Nery pois foi erro de Cartorio

Carlos neris de Souza disse...

Olá...meu nome é Carlos neris de Souza ,meu pai se chama José neris de Souza e eu não conheço nenhum parente da parte de meu pai ...ele é natural de paulistana Piauí ...se alguém conhece ou é desse mesmo sobrenome talvez possamos ser parentes .. obrigado ...meu face é ,carlos_neres.s@hotmail.com

Carlos neris de Souza disse...

Olá...meu nome é Carlos neris de Souza ,meu pai se chama José neris de Souza e eu não conheço nenhum parente da parte de meu pai ...ele é natural de paulistana Piauí ...se alguém conhece ou é desse mesmo sobrenome talvez possamos ser parentes .. obrigado ...meu face é ,carlos_neres.s@hotmail.com

Carlos neris de Souza disse...

Olá...meu nome é Carlos neris de Souza ,meu pai se chama José neris de Souza e eu não conheço nenhum parente da parte de meu pai ...ele é natural de paulistana Piauí ...se alguém conhece ou é desse mesmo sobrenome talvez possamos ser parentes .. obrigado ...meu face é ,carlos_neres.s@hotmail.com

Carlos neris de Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos neris de Souza disse...

Olá...meu nome é Carlos neris de Souza ,meu pai se chama José neris de Souza e eu não conheço nenhum parente da parte de meu pai ...ele é natural de paulistana Piauí ...se alguém conhece ou é desse mesmo sobrenome talvez possamos ser parentes .. obrigado ...meu face é ,carlos_neres.s@hotmail.com

Carlos neris de Souza disse...

José neris de Souza,é meu pai ele é natural de paulistana Piauí .... gostaria de descobrir algum parente dele , pois não conheço nenhum ...